搜索

Como afirma Tardif a relação dos docentes

发表于 2024-05-20 05:02:11 来源:plataforma de pagamento betfair

Questão 7 Como afirma Tardif (2010.p.36): L] a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituidos. Sua prática integra diferente saberes,çãcomo se tornar profissional nas apostas esportivas com os quais o corpo docente mantém diferentes relações.


Saber social, pluralidade, heterogeneidade e o contexto do trabalho docente são aspectos que compõem os saberes profissionais (TARDIF, 2014). Segundo Tardif (2014), esses saberes estão relacionados a três dimensões: tempo, trabalho e aprendizagem.


Tardif faz uma análise da natureza dos saberes que são mobilizados e utilizados pelos professores no seu dia a dia da escola e da sala de aula. Propõe um modelo de análise embasado na origem social dos saberes e refere-se ao saber docente, abarcando conhecimentos, competências, habilidades e atitudes. A perspectiva de Tardif (2010) é a de ...


Primeiramente, Tardif destaca a existência de quatro tipos diferentes de saberes implicados na atividade docente: os saberes da formação profissional (das ciências da educação e da ideologia pedagógica); os saberes disciplinares; os saberes curriculares e, por fim, os saberes experienciais.


Em sua obra intitulada Saberes Docentes e Formação Profissional (2012), Tardif reúne oito ensaios de sua autoria publicados desde 1991 sobre o assunto. Ele analisa a questão dos saberes docentes, a sua relação com a formação profissional dos professores e com o exercício da docência.


Maurice Tardif vem dedicando suas reflexões e pesquisas a temáticas educacionais relacionadas aos saberes docentes, à formação profissional, à divisão do trabalho na escola, bem como à inserção profissional e às profissões do ensino no contexto escolar.


Para Tardif (2002), a relação dos docentes com os saberes não é restrita a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos. Ele explica que a prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles.


pressuposto que essa relação Tardif (2014) quais sejam: formação escolar anterior, saberes provenientes da formação profissional para o magistério, saberes provenientes dos programa provenientes de sua própria experiência na profissão, na sala de aula e na escola A metodologia ativa propondo um modelo de aula


carreira docente, Tardif remete-se a Eddy (1971) que fez uma descrição "clássica" para o ensino, distinguindo três fases: a transição do idealismo para a realidade; a iniciação no sistema normativo informal e na hierarquia das posições; a descoberta dos alunos reais.


Terra (2004) exalta a importância da experiência como saber acumulado para construção de novos conhecimentos. A autora, fundamentada em Tardif, afirma que a relação que os professores estabelecem com os saberes construídos tem a ver com o seu contexto de socialização profissional.


Desta maneira, Tardif define o saber docente como um saber plural formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos da formação profissional e de saberes disciplinares, curriculares e experienciais.


Para Tardif (2002), a relação dos docentes com os saberes não é restrita a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos. Ele explica que a prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles.


Tardif e Raymond (2000) apresentam que na formação docente uma tríade deve ser levada em consideração: o tempo, o trabalho e a aprendizagem dos saberes profissionais dos professores.


Tardif (2004) usa a expressão saberes docentes, e elenca quatro categorias: formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais. o saber da formação profissional subdivide-se em dois eixos, o das ciências da educação e o da ideologia pedagógica.


Como afirma Tardif a relação dos docentes com os saberes? Para Tardif (2002), a relação dos docentes com os saberes não é restrita a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos. Ele explica que a prática docente integra diferentes saberes e que mantém diferentes relações com eles.


Para Tardif, os saberes docentes são construções sociais, isto é, surgem a partir da interação entre pessoas, sejam estas professor e estudante, professor e professor ou estudante e estudante e, a partir dessas interações, o professor ou futuro professor começa a criar seu repertório de saberes:


OS SABERES DOCENTES OU SABERES DOS PROFESSORES1 Emmanuel Ribeiro Cunha2 RESUMO: O texto discute e importância dos saberes docentes necessários para a prática pedagógica dos professores. Toma como referência os trabalhos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991), Saviani (1996), Tardif e Gauthier (1996), Porlán Ariza (1997),


Sob este aspecto, Tardif, Lessard e Lahaye (1991, p. 218) nos mostram que "a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos já constituídos, (pois) sua prática integra diferentes saberes, com os quais o corpo docente


conhecimento são palavras sinônimas entre si, como afirma Mota, Prado e Pina (2008), já queo saber traz consigo uma base que é dada pelo conhecimento. Os termos saber e conhecimento são implicados de certa maneira em uma relação que buscam a compreensão dos saberes de modo onde se estabeleçam numa conjunção. Assim,


Esse é um pouco do contexto em que os estudos sobre os saberes dos docentes chegam a nosso país no início dos anos 1990, com o texto do canadense Maurice Tardif (Tardif; Lessard; Lahaye, 1991) e as obras, por aqui já bastante conhecidas, do português António Nóvoa (1991; 1992).


Para Tardif (2010) existe uma relação problemática entre os professores e os saberes que compõem sua prática. Todavia, até o início dos anos de 1990 os saberes docentes era um tema pouco explorado em estudos e pesquisas, inclusive no campo das ciências da educação.


como afirma tardif a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão dos conhecimentos da constituídos sua prática integrada diferentes saberes com os quais o corpo docente mantém diferentes relações. definir o saber docente como saber plural formado pelo amálgama mais ou menos coerente de saberes disciplinares curri...


Com base na contribuição de pesquisadores como Nóvoa, Tardif e outros, podemos afirmar que a profissão docente sempre foi de grande complexidade. É evidente que precisamos levar em consideração alguns aspectos desta profissão na atualidade como o fato de que, hoje, os docentes têm que lidar não só com uma variedade de saberes, como ...
随机为您推荐
版权声明:本站资源均来自互联网,如果侵犯了您的权益请与我们联系,我们将在24小时内删除。

Copyright © 2016 Powered by Como afirma Tardif a relação dos docentes,plataforma de pagamento betfair   sitemap

回顶部